quarta-feira, 23 de março de 2016

Guia Para Ler O Livro S. de JJ Abrams e Doug Dorst - Com Um pouco de Spoiler

                   Olá Conectados, (Post Editado em 26/09/2016)
  


   Vamos seguir falando do livro S. ?


Você poderá gostar de: Baguncei todas os anexos em S. e não encontro as páginas! 

 Antes de qualquer coisa, preciso dizer que "S." é  5* (estrelinhas). Esse livro de ‪‎JJAbrams e DougDorst‬ é fantástica!!! Não creio nem que seja possível chamar S. de livro, mas sim de Obra. 

 Se você não sabe absolutamente nada sobre "S"., leia primeiro uma breve explicação (minha) sobre esse quebra-cabeça literário aqui, e depois volte para esse texto, ok?
.
 Se você já leu ou está lendo "S." continue nessa página e não se preocupe que eu o avisarei antes de dar Spoiler .

 Eu terminei ontem a leitura do livro. Mas,não é justo afirmar que o acabei. Pois, esse é aquele tipo de ‪‎livro que nunca termina, realmente. Passarão anos e ainda estarei tendo conversas com leitores de S., sobre possíveis respostas, possíveis intenções ou possíveis "significados". 

 Esse livro tem uma vibe meio Snape, da saga Harry Potter... "After All That Time? Always." (Fãs de HP entenderão)

 Então, vamos ao que realmente interessa, aqui.


 A maneira correta de ler S? 

 Não existe uma única e os próprios autores do projeto confirmam isso. Mas, posso compartilhar a forma como fiz a minha leitura para conseguir solucionar aos mistérios propostos pelo livro-jogo. 

 Após ler 5 capítulos de 3 formas diferentes, resolvi que seria melhor ler o livro em 4 fases.

4 fases, é assim que vou sugeri-la. (Depois compartilhe sua experiencia comigo)

Ah, Gui! Mas, assim irá demorar muito! Por que não ler tudo de uma vez? 

 Primeiro, caríssimo conectado,  porque Jen e Eric (personagens da história paralela) fazem várias referencias a acontecimentos de capítulos futuros. Não será possível que você compreenda tudo o que eles estiverem falando, sem ter lido tudo sobre o livro que eles estão conversando.

 Essa é uma obra rica em detalhes. Não é um livro para ser lido com pressa. Eu vi gente dizer que o leu em uma semana. Eu demorei pelo menos 20 ou 25 dias. Tudo depende do seu tempo. Mas, ele não é um livro para ser lido de maneira corrida e sem prestar atenção aos detalhes. 

Então acalme-se; saboreie e curta essa leitura única! 



A forma como eu (Gui Margutti) sugiro:

Fase 01

 Explorar a obra. Explorar no sentido de apreciar cada pedacinho. Observar caixa "S.", o livro " O Navio de Teseu", a lombada, os anexos (sem tirá-los da ordem) e maravilhar-se com a composição dela.  

 Aqui uma dica importante. Recomendo que você coloque clipes, sem apertar muito, para assegurar que os anexos estejam nas páginas corretas. Mas, caso você se perca na ordem, pode falar comigo que te ajudo, ok?

 Feito isso, inicie a leitura pelo livro central, sem pressa, por completo. Leia O Navio de Teseu (ONDT), incluindo notas de rodapé e anotações a lápis de Eric. Na parte a lápis está voz solitária de Eric, antes da entrada de Jen na história. Dê bastante atenção à introdução do livro.

Recapitulando. Fase 01 - Livro Principal + Anotações solitárias de Eric.

Fase 02

 Aqui, é hora de ler a historia localizada nas margens do livro, de Jen e Eric, escrita em lápis, caneta azul e caneta preta. Essas cores mostram o diálogo inicial entre eles.  Lembrando que essa é uma história não linear. Identificar as cores das canetas irá te ajudar a entendê-la cronologicamente. 

 Nessa fase 2, antes de iniciá-la, releia o prefácio para fixar os nomes dos possíveis candidatos  ao misterioso Straka. Anote-os para se familiarizar bem!

 Dessa vez, reler as notas e abrir documentos, que estiverem relacionados às anotações dessa fase. (Fase: lápis, caneta azul e caneta preta). 

 Sabemos que há vários ‪#‎enigmas, tenha em mãos papel e caneta para anotações.

Fase 3

 Leia a história escrita à caneta nas cores verde e laranja, assim como em roxo e vermelho. Você deve se lembrar de que as cores servem para dar uma perspectiva cronológica. Dê atenção às notas de rodapé relacionadas e aos documentos anexados propostos às anotações de cada cor.

Fase 4 (Onde a mágica acontece! ;] )


 Leia, novamente o prefácio, e perceba que algumas coisas, agora, te farão sentido. Nessa fase, siga as anotações em preto, aquela com caneta mais densa. No livro dá para identificar certinho a diferença de textura.

 Nessa ultima etapa você já estará com bastante informação e inclusive com suas próprias anotações. Você conseguirá responder a várias perguntas. 
 Você já saberá:

* Quem é FXCaldeira
* Quem tem mais chances de ser Straka
* Quem é o homem que persegue Eric
* O que houve com Sola
* Quem é o homem que persegue S.
* O desfecho de ONDT e várias outras coisas. 


 Esse será o ponto onde você se sentirá realmente compreendendo o livro.  


 Contudo, querido conectado, é aqui que começarei a dar spoiler. Dessa forma, se você ainda está lendo o livro, melhor salvar esse site nos favoritos e voltar para me visitar quando estiver terminado. =)

Importante você saber que aqui tb há dois vídeos importantissimos. Um explicando como Ler S., caso esse post não tenha sido suficiente e outro explicando como Usar a Roda de Eotvos. 

Basta Rolar a Página Até o Final. Mas, o segundo vídeo só recomendo que você assista após concluída a leitura do livro. =)

Ah, só um detalhe antes do Spoiler: Todos os anexos são utilizados!!! ;D Boa leitura!




*****************************************************************

 Todavia, nessa fase 04, a indicação é ler, novamente, o prefácio e  todas as anotações em preto. Há várias pistas que só somos capazes de perceber quando lemos novamente. 

Spoiler: Na página 3 do capítulo 01 Jen deixa uma importante pista sobre a Roda de Ëotvös. Eu só percebi essa pista na fase 4 e você?

 Eu sugiro que, nessa fase,  você leia o que é escrito pelos dois com caneta preta. Esses diálogos escritos em preto sugerem que Eric e Jen estavam juntos quando escreviam, já que a caneta usada parece ser a mesma.

Estando juntos, já não haveria mais necessidade de escrever no livro, mas essa forma de comunicação, a escrita, parece ter se tornado algo super importante para ambos. E, obviamente, para o desfecho da obra. Nós, leitores, agradecemos!!  

 Considerações:

 O livro responde a todas as perguntas e a todos os enigmas? Não, não responde. Mas, talvez essa seja justamente a proposta. 
As perguntas vão muito além do livro, elas dependem de cada leitor, sempre dependem. 

 Mesmo que em S. sejamos conduzidos a observar leitores. A ler através dos olhos de outros leitores (Jen e Eric)... Algumas questões serão próprias de cada leitor e de seu contexto.

 Alguns leitores farão analogia de S. com a linguística e às diversas teorias sobre signos, significados e significantes. Outros levarão a Jung (assim como eu) ou a outras áreas da filosofia. E haverá aqueles que encontrarão a forte ligação com o Mito do Navio de Teseu.

 Eu, não encontrei  ligação com a mitologia grega de forma tão representativa, como eu esperava. Esse paradoxo não foi tão relevante para minha leitura, mas cada leitor é dono de sua leitura.

 Porém, muitas coisas em S podem significar muito e podem significar nada. O próprio livro cita o "Macguffin", o termo de Hitchcock, na pág. 69 do cap.03, que diz que o "objeto serve apenas de pretexto para avançar na história". Traduzindo: Serve para embromar! ;D

 Algumas questões do livro se misturarão com as nossas próprias questões: Quem foi ‪#‎Straka‬? Quem foi ‪#‎S‬? Quem foi ‪#‎FXCaldeira‬? Por que sempre 19? O que tem o macaco a ver com a historia? O livro realmente remete ao paradoxo filosófico do ‪#‎NaviodeTeseu‬? Todos os documentos são usados? Tudo que parece pista é? ELA sabia ou não? ELE sabia? É uma história de amor? Há realmente metáforas ou analogias filosóficas? A tal tinta o que representa?
.

 Enfim... há muito mais perguntas que respostas. Há muito que se pesquisar fora da caixa. 


Se você ainda está lendo o livro, sugiro que pare de ler a esse texto agora para que não receba spoiller sobre a Roda, ok?

Deixarei aqui um vídeo explicando direitinho como ler o livro.  E depois que vc já tiver avançado na leitura... Pode voltar aqui e continuar a ler todo o post. Salva aí nos favoritos! <3




 Se ele sabia e por isso deixou o recado, muda tudo? (Essa pergunta é para quem desvendou a Roda!) 

 Spoiler: Uma das coisas que me deixou intrigada foi que Filomena deixou pistas, no capítulo 10, para uma mensagem deixada na Roda de Ëotvös (anexo do cap. 10)

 Para encontrar essa frase, você precisa buscar na internet as coordenadas, localizações dos lugares citados nas notas de rodapé do cap. 10. Caso você não encontre essas coordenadas deixe um comentário aqui e eu te passo, ok? Deixar aqui de mão beijada, seria tirar toda a graça, não acham?

 Mas, se você quiser muito que eu facilite sua vida e já tiver concluído a leitura. Deixo aqui um vídeo que gravei explicando a Roda. Mas, só assista se já tiver lido o livro, ok?  Senão comece pelo vídeo 01. 


 Se você quer entender S, terá que recorrer à pesquisa. Tanto na internet como falando com quem já leu. Eu perdi noites sem dormir conversando com leitores de S., e valeu muito à pena!

 Algumas coisas não terão respostas e outras deixarão margem para respostas futuras. Quem sabe um próximo livro ou respostas soltas pelos autores do projeto nas redes sociais, quem sabe? Fiquem ligados no Twitter do Doug Dorst, que está sempre soltando algo.

 Contudo, logo de início já recebemos a orientação de que "manter o foco no escritor e não na obra, desonra ambos". 

 Talvez aqui, preocupar-se demais em encontrar todas as respostas seja desmerecer a grandiosidade da obra de Abrams e  Dorst.  É claro que o livro é sensacional, mas a experiência de ler algo assim é muito mais fantástica que a história em si. ‬ 

  Spoiler: Uma dúvida que ficou comigo foi que se a Roda é a chave para entender Coriolis, como Jen mencionou, significa que a roda já havia sido usada por Straka para o livro anterior. Será que a frase na roda não poderia ser uma resposta de Filomena a alguma mensagem que Straka enviou a ela através da roda? 

 Será que ela estava enviando uma mensagem ou respondendo a uma mensagem de Straka? Ela poderia estar mostrando a ele que encontrou a mensagem dele para ela? 

 Se ela sabia que ele a amava,tudo ganha outro sentido. Entendem? Não me recordo a página, mas Eric menciona sobre algo que Filomena não quis responder e disse que era um "segredinho nosso"(dela e de Straka). 

 Percebam que esse é um livro que não tem fim. Sobre "Siga o Macaco"? Eu o vi como um Arquétipo, mas Eric e Jen parecem saber algo que não nos revelaram. Já que ela diz, na pg. 434, "Imagine se você soubesse sobre o macaco na época"? 

 Sobre o Significado da tão falada tinta? A tinta e a Substancia me levaram a pensar profundamente no trabalho do escritor.

 São tantos pontos relevantes e que dariam varias discussões, e poderíamos cariar outros livros só para discutir S

   Para mim, o mais importante é que Sim, é absolutamente verdade, sobre S. ser uma "declaração intensa de amor à palavra escrita"💘📚

 E, ao final do livro, como ‪#‎leitores‬ apaixonados que somos, podemos entender perfeitamente o quão grande é esse amor. O quão importante é a palavra escrita.

. Se posso resumir a experiencia que vivi ao ler a obra S.?
.
 Foi incrível, intrigante, inovador e o livro ainda está em mim!
.

Deixa seu comentário aqui pra mim! =D

53 comentários:

  1. Minha amada, que livroooooooooo!!!! parabéns!!!! um xerooooo

    ResponderExcluir
  2. Uau ja quero ler 😱

    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nusssss Que postagem sensacional. Muito obrigado eu amei. Vou conseguir ler meu livro agora. Eu li os spoillers tb porque quero saber como usar aquela roda de Eotvos lá, kkkkkkkkkkk Beijao e valeu!

    ResponderExcluir
  4. Melhor explicação do S: Navio de Teseu que encontrei em blogues. Parabéns. Não me achei com a roda ainda, mas agora vou ver se consigo. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um vídeo explicando como usar a Roda de Eotvos, pois essa era uma dúvida constante. Vou deixar aqui o link! Abraços!! https://www.youtube.com/watch?v=ELtRgjRULDo

      Excluir
  5. Oi Gui, eu terminei o livro ontem no feriado e demorei 3 meses lendo. Realmente é uma leitura demorada, mas única. Eu ainda não achei a frase da roda de eotvos, você poderia me dizer qual a frase. Procurei as coordenadas, mas acho que eu grifei as palavras erradas. Obrigado Antonio

    ResponderExcluir
  6. Ainda não entendi e acho que vou ler mais uma vez, que tal fazermos um grupo de discussão no WhatApp sobre o livro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Emanoel? Desculpe a demora em te responder. Agora já deve ter avançado na leitura, pelo tempo. Já está melhor, conseguiu entender o livro? Abraços!

      Excluir
  7. Eu tô na primeira fase ainda, bem no comecinho
    Mas essa quarta fase, como que eu diferencio a caneta preta da caneta preta da segunda fase? Fui folheando o livro pra ver se encontro alguma diferença mas não vi nada. Posta uma foto de uma parte q seja da segunda fase e uma da quarta fase
    E eu fiz o seguinte: tirei todos os anexos do livro e guardei na caixa de S. Q eu não estou usando enquanto leio o livro, achei num blog de S. Que a própria intrínseca criou uma imagem com as páginas de todos os anexos, então quando for pra segunda fase eu os coloco de volta, eles sempre ficavam caindo enquanto eu lia e também corria o risco de ler alguma coisa por causa da minha curiosidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, bom dia! Então, a preta do final... ambos escrevem de preto. Diferente de antes, qdo só o Erick escreve. E elas, apesar de terem a mesma cor, possuem textura diferente. Vou tentar anexar uma foto a esse post. Obrigada pela sugestão. Vc pode me passar o link do blog? Pois, sempre me perguntam isso e vou deixar indicado aqui. bjsss

      Excluir
    2. Aqui o link http://www.intrinseca.com.br/jjabrams/
      E obrigada!

      Excluir
    3. Aliás, folheando o livro achei uma parte em que os dois escrevem de caneta preta, se alguém perguntar um exemplo, fala pra olhar na página 434
      Beijos

      Excluir
    4. Karen, obrigada pelo link. Vou copiá-lo aqui no post. Vai ajudar bastante... vc assistiu aos meus vídeos de S.? Se não assistiu os links estao aqui no proprio post ou digita Gui Margutti no youtube q vc encontra. Ali eu acho que mostrei a diferença das canetas. Mas, de qqr forma vou colocar uma foto. Beijosss

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Karen, pode me dizer a página que tem isso para eu olhar aqui no meu? De cabeça não me lembro. Mas, creio que seja "conferir" algo. O Eric deve ter anotado algo que precise de comprovação, não? Manda a página que vejo pra ti! ;)

      Excluir
  8. Eu quero saber as paginas dos anexos porque acabei bagunçando tudo. Seria possivel você me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.intrinseca.com.br/jjabrams/

      Excluir
    2. Obrigado. Ela colocou ontem um post com essas indicações. Vc já terminou o livro? Já descobriu o Straka? http://www.historiasdeumacoffeelover.com.br/2016/09/duvidas-sobre-o-livro-s-o-navio-de.html

      Excluir
    3. Acabei de terminar hahahah. Descobri!
      É um livro maravilhoso e fico contente de não ter lido com pressa, acabei lendo as 3 ultimas fases em 3 dias por causa das férias e tô até sem saber o que fazer, quero ler de novo algumas partes

      Excluir
    4. Nossa, que legal. Sabe que esse dias fiquei conversando por horas com alguns leitores no Direct sobre S. e ficamos desenvolvendo teorias das conspiração sobre o que teria acontecido com Isla e Mood, rssss Que legal... S, é um livro para reler mesmo e falar sobre ele. Muitas vezes! Beijos beijos e beijos

      Excluir
  9. Eu quero saber as paginas dos anexos porque acabei bagunçando tudo. Seria possivel você me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado depois que eu vi a postagem mais recente com as páginas.

      Excluir
  10. Realmente ler esse livro é uma EXPERIENCIA DE VIDA! Hahahah valeu muito a pena pela dinâmica inimaginável que ele tem. Eu terminei tudo agora e ainda sinto ter perdido muita coisa...muitas perguntas sem resposta...cada coisa que eles mencionavam nas margens que eu não sabia se devia entender ou se seria explicado mais à frente...queria um video contando tudo, todas as respostas que vc conseguiu, todos os spoilers, tudo que conseguisse contar hahaha nao tenho grupos/amigos que tenham lido pra conversar =(

    De qualquer forma...me fala da frase de Eotvos? Eu tentei seguir as localidades...mas só achei 2 nas notas desse cap...mais duas no seguinte...seria contemplando o livro todo assim mesmo? Aí que me perdi :( me conta por favor :* bruna.ms@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, a gente fica assim mesmo... Nessa, ressaca literária!!! S. nos deixa sem muitas respostas e nos cria muitas perguntas, mas é fantastico né? Desistiu de procurar a frase?! rss Te falo sim, mas manda um email para guimarguttiblog@gmail.com para que eu não me esqueça. Vou pensar na sua sugestão de vídeo, acho que seria legal rss Beijocas

      Excluir
  11. Querida Gui, vc poderia me ajudar a colocar os anexos em ordem? Estão todos desordenados, caíam do livro e eu os colocava de qualquer jeito. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Eu fiz um post justamente com esse conteúdo, as páginas correspondentes aos anexos. Basta olhar aqui! ;)

      http://www.historiasdeumacoffeelover.com.br/2016/09/duvidas-sobre-o-livro-s-o-navio-de.html

      Excluir
  12. Eu retirei o adesivo da lombada no dia da compra...
    Pensei que fosse algum adesivo de código de venda. Quando vi no seu vídeo que seu livro tbm tinha, quis me matar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida!! Mas, acontece mesmo!!! Está curtindo a leitura?

      Excluir
  13. Olha só, eu comprei o livro recentemente e to gostando. Mas na livraria que eu comprei o lacre que prendia o livro na caixa ja tinha sido rasgado dai to com paranoia de que alguem possa ter embaralhado os anexos sem querer. Pode me ajudar ? 😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, aberto o lacre?Que sacanagem!!! Bahhh! Mas, vou te deixar o link do post que eu fiz aqui, colocando a ordem certinha dos anexos. Se estiver bagunçado, só olhar ali. Boa sorte na leitura! Qqr coisa dá uma olhadada nas minhas postagens do instagram. Tem muita coisa lá sobre S. @guimargutti a tag é #dicasdeSdaGui ;)

      Excluir
  14. Poxa vida, aberto o lacre?Que sacanagem!!! Bahhh! Mas, vou te deixar o link do post que eu fiz aqui, colocando a ordem certinha dos anexos. Se estiver bagunçado, só olhar ali. Boa sorte na leitura! Qqr coisa dá uma olhadada nas minhas postagens do instagram. Tem muita coisa lá sobre S. @guimargutti a tag é #dicasdeSdaGui ;)

    ResponderExcluir
  15. Terminei de ler hoje. É de longe um dos melhores livros e não tenho palavras pra descrever minhas reações ao passo que as duvidas se eram respondidas, e ainda muitas não serão. Somos colocados pra junto do enredo ao passo que estamos tão confusos quanto Jen e Eric estão no começo e isso é espetacular, saber que há alguém os seguindo e ao mesmo tempo não saber quem realmente são, um nome, um propósito, isso deixa o leitor apreensivo, é fantástico. Agora ao me resta coneguir desvendar a mensagem na roda, que confesso estar me deixando nervoso em qualquer sentido que se possa imaginar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito incrível mesmo esse livro! Vc chegou a ver meu vídeo sobre a roda? Ele não ajudou? Qual a sua dúvida? Vamos falando!

      Excluir
    2. Oi Gui, eu entendi a idéia. Te mandei um email explicando a minha dúvida para não ter spoilers aqui e atrapalhar a experiência dos demais. Se der para responder lá tudo bem. Não precisa ter pressa, por que eu vou tentar descobrir com base na explicação que você deu no vídeo, caso eu não consiga eu dou uma olhadinha, ta? Vi que você tinha uma duvida sobre Coriolis, se tiver, manda la também é de repente a gente debate.

      Excluir
  16. Nooooooooosa! Se eu encontrei a mensagem certa, ela é maravilhosa! Custei um pouco a perceber que Sofia e Norman Bergen são lugares, alguns sites não me deram coordenadas muito certas e alguns lugares tive que usar duas coordenadas diferentes e ver qual melhor se encaixava. Mas se no final a mensagem é o que to lendo no meu caderno... ela é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a roda não fecha as coordenadas corretas em 100% Tive que ajustar tb! Não sei se isso foi erro da Intrinseca (Já enviei emails e nunca responderam) ou se as coordenadas que encontrei na net é que não estão exatas com as que os autores pensaram. Enfim... Mas, ajustando um pouquinho ali, já dá certo! A frase é linda e sim... e pode ser uma resposta a ele? Ele já sabia? Ou é apenas uma declaração? O que você pensa? rssss

      Excluir
    2. Partindo do principio que Eric nos diz que ONDT é o único que possui título e nota rodapé, que é o meio pelo qual Caldeira usa para contactar Straka, acredito que ela estava passando a mensagem que apesar de pensar que ele poderia estar com outra(RB), que ela não sabe quem é, ela ainda o amaria e esperaria ate o final por ele.
      Serio! Isso me tirou o sono essa noite passada...

      Alguma teoria do MACACO? Tive um entendimento sobre ele e queria saber se mais alguém pensou sobre isso. Sabemos que Eric e Jen possuem um entendimento sobre ele e não falaram nada. Porem pode ta explicito e não nos terem dito

      Excluir
    3. Entendi! Seu ponto de vista... Eu não sei, acho que talvez ELE soubesse do que se passava ali, rss Mas, são só suposições e não há como sabermos. Sobre o Macaco só o vi como um arquétipo. Contem me sua teoria! ;)

      Excluir
  17. Acreditando que ele estivesse vivo depois que ela fez a tradução e edição do livro, pode ser que sim, que ele saiba porque encontrou a mensagem. Mas até onde nos foi mostrado não há sinal de vida dele depois de Havana. O que me deixa preocupado se ele realmente foi morto e FXC viu o corpo dele caído. Queria muito que fizessem uma sequencia, talvez o livro escrito por Eric e Jen Husch, mostrando o resultado de suas pesquisas não gravadas no ONDT e talvez ate o descobrimento de uma prova de quem realmente é Straka.

    ResponderExcluir
  18. Quanto ao macaco
    Nos é mostrado aideia de que Straka mandava mensagens através dos livros e também que um possível motivo para ele não poder ficar com Filomena é a existência de Signe. Jen ate sugere que ele estava tentando explicar essa existência a ela.

    Foi um entendimento meu, não ria por favor ;D

    Pag 25 - Corra Macaco, Corra. Na pag 380 Eric conta que o advogado de Sum dizia a sua filha sobre existir uma garotinha sendo perseguido pelo mundo. N cena onde S é arrastado ele vê dois marmanjos atrás do macaco
    P 54-56 - a entrada do macaco na tripulação. Na cena S se preocupa que o macaco estaria comendo a parte dele da ração, Eric ate o descreve como inimigo de S por espaço. Sendo Signe o macaco, ela não estaria na visão de Straka o afastando, competindo pela atenção e "ração" de A Durant? Impedindo de certa forma se aproximar mais dela?
    P. 401 - Straka retorna ao navio. No início do cap10, já recebemos a informação de que Summ é um dos tripulantes(Eric mostra isso), e Sola o leva a sala de redemoinho onde o macaco, enrolado em panos,acorda e mostra uma boca sem dentes(Eric ate pergunta porque tantos detalhes dentários). Sabemos também na história do advogado que a criança só possuía dois tios(Straka e Summ) que revezavam a sua guarda. Acredito que Straka esteja descrevendo essa troca de guarda aqui, Summ passando a ele a criança.
    Existe outra passagem onde Eric fala que achou que o náufrago e seu macaco seriam um alterego de Straka, mas isso muda mais para a frente, ele não vê mais S é o macaco como inimigos, pois ambos encontraram seu lugar na tripulação. O que era antes um empecilho que o afastava de A, se tornou a coisa mais próxima que ele tinha dela.

    ResponderExcluir
  19. Vejo o macaco dessa forma porque não encontro fator que não se encaixe historicamente e simbolicamente. Se houver, por favor me diga... To surtando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bela teoria você desenvolveu! Eu nunca pensei por esse ângulo e confesso que preciso pensar a respeito dela! rsss Mas, eu vou reler S. mês que vem, e aí tentarei investigar sobre esse ótica. Se você quiser formular um texto com tudo isso aí que me falou, posso publicar aqui no blog, como uma das teorias. Mesmo que as pessoas não tenham o hábito de comentar, todos os dias o blog tem visualização sobre S, rss! Fique à vontade, caso queira, para quem sabe ver se outras pessoas pensam o mesmo! Muito legal o que vocÊ pensou! Bjao

      Excluir
  20. Verei se faço algo assim, estava pensando em fazer uma cronologia de fatos que recebemos, não sei se conseguiria, mas vou tentar. Vou querer saber sua opinião após a releitura também...

    Só não faça como eu e releia o livro imaginando no lugar do macaco, um bebe segurando as fraldas enquanto foge de dois brutamontes. :'D

    ResponderExcluir
  21. Agora pego um livro "normal" para começar a ler e já sinto falta dos rabiscos, dos simbolismos e também de desconfiar de tudo. O S realmente muda a forma de leitura. A minha mudou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okkk! Sinta -se à vontade. Se achar que consegue, o espaço é seu. Se quiser me add no instagram e chamar no DM, lá sempre falo de outros livros eh @gui_margutti Supr te entendo... a gente fica comparando todas as edições com S. rssss Louva por uma continuação! Vamos atormentar os autores, rss! Bom final de semana!

      Excluir
  22. Okkk! Sinta -se à vontade. Se achar que consegue, o espaço é seu. Se quiser me add no instagram e chamar no DM, lá sempre falo de outros livros eh @gui_margutti Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  23. Uma dúvida. Se o livro cair no chão e os anexos sairem do lugar, estou ferrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não! Eu te ajudo, hahahahaha Basta olhar aqui no blog, tem um post indicando a página de cada anexo! ;)

      Excluir
    2. Hehehehe... E o livro é empresado, o dono me disse que só estava me emprestando porque sou cuidadoso e se caisse os anexos estragaria todo o livro. Estou manipulando o livro com todo o cuidado mas acidentes acontecem heheeheh... Mas já achei no blog a ordem dos anexos. Obrigado Gui!

      Excluir
  24. Não, não! Eu te ajudo, hahahahaha Basta olhar aqui no blog, tem um post indicando a página de cada anexo! ;)

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada pelas dicas,quero iniciar a leitura e seu post vai ajudar e muito.

    ResponderExcluir