Eu gosto muito de indicar livros divertidos, porque sempre penso que esse tipo de livro pode agradar tanto Leitores em Processo (grau 2), como Leitores mais Fluentes (grau 3).
O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares, de
Ransom Riggs, é um desses livros que exige pouco de nós, mas que desperta muita curiosidade durante toda a leitura.
Tanto o título como o projeto gráfico são muito interessantes, já que o leitor, no primeiro momento, não é capaz de definir se a obra corresponde à ficção ou terror. Eu postei no youtube um vídeo indicando 5 motivos para que você leia esse livro.
Você pode assisti-lo aqui, clicando aqui, no link que leva ao youtube, ou aqui no final da postagem.
Um pouco sobre o enredo...
O livro conta a história de Jacob, um adolescente de 16 anos, chato pacas, que vive de mi mi mi e reclamando da vida. Nas primeiras páginas, eu quase desisti da leitura porque o personagem principal não estava me agradando.
Porém, apesar da chatice de Jacob, ele é muito ligado ao avô que sempre gostou de contar histórias sobre sua infância. E essas histórias são bem curiosas e dão aquele Up para que a leitura se torne encantadora . Por ter sido um menino órfão e refugiado judeu de guerra, o avô cresceu em um orfanato, numa ilha remota do País de Gales.
Jacob sempre ouviu de seu avô histórias fantásticas sobre esse lar. As crianças que moravam ali seriam peculiares ( teriam poderes) e o orfanato seria supostamente protegido por uma Ave. Por aí o leitor já pode ter uma ideia de que tipo de ficção encontrará para frente.
O adolescente , na companhia do pai, acabará indo visitar a pequena cidade onde existiu esse orfanato. Será justamente aí que a aventura começará no livro. A fim de descobrir pistas sobre a veracidade dos fatos relatados pelo avô, Jacob embarcará numa incrível jornada por respostas.
Essa é uma história, divertida, cheia de aventura, com uma narrativa bem sedutora e que mostrará uma agradável evolução no comportamento e personalidade do personagem central.
No próprio livro essas peculiaridades não são chamadas de super poderes e é bem normal nos pegarmos pensando: "Ah, ok! Esse poder seria possível"...
Eu recomendo essa leitura para quem quer se divertir lendo. Ela cumpre o que promete, tanto a leitores em progresso como a leitores mais fluentes; não pelo texto em si, mas pela premissa da história. Se você quiser saber meus 5 motivos para ler esse livro, eles estão no vídeo abaixo. =)
Contem me aí nos comentários o que vocês acharam desse livro! =D
Eu tô na maior fissura de ler esse livro. Tava com medo de ser ruim porque vi que não era terror, mas agora fiquei com mais vontade de ler. Valeu!
ResponderExcluir